Xico Graziano, coordenador do SuaMetrópole, afirma que as prévias são inevitáveis, que a rede SuaMetrópole nasceu com este processo e que está pronta para se tornar uma ferramenta de democracia e de participação da sociedade. "Quem apostar contra as prévias vai perder, elas vão acontecer e o PSDB vai sair revigorado", diz.
Brasília – O presidente do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), afirmou que o presidente do PT, Rui Falcão, “perdeu uma boa oportunidade de ficar calado”. A fala de Guerra é uma referência às declarações de Falcão, nas quais o processo de privatizações realizado pelo PSDB foi considerado “entrega do patrimônio público”.
Para o parlamentar, o PT da presidente Dilma Rousseff se caracteriza por lançar mão de mentiras, como a busca para negar o mensalão e, nos últimos dias, por tentar negar que promoveu a privatização dos aeroportos.
“O PT, de forma defensiva, tentou fugir do óbvio, nos faz acusações. Não adianta falar besteira”, declarou Guerra.
A respeito dos 32 anos do PT, o presidente do PSDB destacou que os petistas “mentiram por muitos anos e agora estão sem ter o que dizer”. Ele acrescentou que “é melhor que o governo e o PT se preocupem com a desordem que toma conta do país nas ruas”.
Para Guerra, “não adianta partidarizar o que não deve ser partidarizado”. Ele ponderou que “o Brasil precisou e precisa das privatizações. O PSDB continuará vigilante sobre estes processos”.
O deputado destacou também que o PT voltou a falar sobre o controle da mídia e a restrição das liberdades de expressão. Uma resolução divulgada pelo partido indicou que o PT vê como prioridade para 2012 “a campanha pela democratização dos meios de comunicação de massa” – o que, na prática, reitera as intenções da sigla de promover um controle sobre o que é veiculado na imprensa. “O PT faz de tudo para se perpetuar no poder e abafar as vozes que se levantam contra a corrupção e os desmandos no governo federal”, disse Guerra.
Contra o Brasil
Ao longo de sua história, o PT rotineiramente se posicionou contra medidas que trouxeram benefícios aos trabalhadores. À época da promulgação da Constituição de 1988, o partido foi o único a não votar a favor da aprovação do documento – chamado de “Constituição Cidadã”, devido à grande quantidade de direitos que assegura.
Seis anos depois, o PT promoveu uma verdadeira guerra contra o Plano Real, que transformou a economia brasileira, acabou com a inflação e teve como sua principal beneficiária a população pobre.
O partido também foi contrário à política de desestatização realizada durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso na Presidência da República. E, durante as campanhas presidenciais a partir de 2002, utilizou as privatizações como armas eleitorais contra o PSDB.
PT que privatiza chamava venda de estatais de “entrega da identidade”
Brasília– O PT, partido que hoje comanda o governo federal e realiza privatizações dos aeroportos, afirmava que as vendas de empresas estatais “beneficiariam os ricos” e representavam a entrega da “soberania” e da “identidade” nacionais ao capital estrangeiro.
Deputados e senadores do PT, à época do governo de Fernando Henrique Cardoso, declaravam que a privatização nas telecomunicações traria vantagens apenas à parte mais rica da população.
“Mais do que qualquer coisa, essas contradições mostram como o PT é incapaz de pensar no Brasil a longo prazo. Eles não se preocuparam com o que o Brasil precisava, e sim em fazer uma oposição raivosa ao Fernando Henrique Cardoso. Hoje estão no poder, e finalmente se convenceram de que as privatizações são uma boa alternativa. Mas enganaram o povo ao negá-las e depois realizá-las”, afirmou o presidente do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE).
Os parlamentares – entre eles, o então líder do PT, Jacques Wagner, atual governador da Bahia – ignoravam o fato de que, antes da abertura do sistema, os mais ricos já tinham acesso a telefones; aos pobres, ter uma linha telefônica em casa parecia um sonho distante. Poucos anos após a quebra do monopólio das comunicações, as classes C e D passaram dispor de telefones celulares.
Atualmente, o número de aparelhos móveis no Brasil chega a superar a população do país – 194,4 milhões contra 185,7 milhões, de acordo com dados fornecidos por Anatel e IBGE. Dessa maneira, pessoas menos favorecidas economicamente passaram com a telefonia móvel a possibilidade de ser contatadas para realizar atividades melhorarem sua renda. Muitos pedreiros, eletricistas, mecânicos, entre outros trabalhadores, começaram a ter com os celulares uma espécie de escritório virtual. Assim, aumentou o número de pedidos de serviços e, consequentemente, seu faturamento cresceu.
Tucanos afirmam que PT deve desculpas à sociedade após anos de críticas infundadas contra privatização O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), saudou o governo petista pela adesão às privatizações após anos de duras críticas ao modelo. “Seja bem-vindo o Partido dos Trabalhadores à era das privatizações”, disse. Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (7), o tucano destacou a contradição do PT, que sempre demonizou o sistema de concessões. Na segunda-feira, a gestão Dilma promoveu o leilão de três aeroportos: Guarulhos, Viracopos e Brasília. As ofertas vencedoras somaram R$ 24,5 bilhões.
Araújo afirmou que o PT precisa pedir desculpas à população. O partido adotou o modelo de concessão duramente criticado por anos. “O que assistimos, a privatização de aeroportos, faz com que o PT menos peça desculpas ao PSDB, mas sobretudo para a sociedade e de modo especial aos eleitores. O processo de privatização foi sucessivamente renegado pelo Partido dos Trabalhadores”, criticou. baixe aqui Continua »
PSDB pede convocação de Mantega para esclarecer irregularidades na Casa da Moeda O deputado César Colnago (ES), primeiro vice-líder do PSDB na Câmara, apresentou nesta terça-feira (7) pedido de convocaçãoao ministro da Fazenda, Guido Mantega, para esclarecer ao plenário da Casa suposto esquema de corrupção envolvendo o ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci. “As denúncias justificam a atuação fiscalizadora do Congresso, pois envolvem autoridade pública competente da alta administração federal”, afirma. Mantega teria sido alertado sobre o escândalo em agosto do ano passado, mas não tomou nenhuma atitude. O pedido foi protocolado na Mesa Diretora.
Denucci foi demitido após a “Folha de S.Paulo” mostrar que ele teria recebido propina de fornecedores do órgão via duas empresas no exterior em nome dele e da filha. Nos últimos três anos, as empresas teriam recebido U$ 25 milhões de operações financeiras, segundo um relatório da WIT, especializada em transferência de dinheiro com sede em Londres. baixe aqui Continua »
Deputados dizem que mensagem de Dilma enviada ao Congresso não convence
A mensagem da presidente Dilma lida na reabertura dos trabalhos do Congresso nesta quinta-feira (2) não convenceu deputados tucanos. Na visão dos parlamentares, há muita promessa e pouca disposição em resolver problemas que afetam o Brasil. O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), destaca que as promessas do ano passado não foram executadas. Leia mais
Líder anuncia medidas para esclarecer denúncia de irregularidade na Casa da Moeda
O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), anunciou que adotará ações para esclarecer a demora do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em demitir o presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, suspeito de receber propina de fornecedores do órgão. Mantega teve conhecimento das denúncias de corrupção há cinco meses, mas somente no sábado Denucci foi exonerado. Leia mais
Após queda de Negromonte, tucanos cobram postura firme contra corrupção
Deputados tucanos cobraram uma postura mais firme da presidente Dilma Rousseff para evitar os sucessivos casos de corrupção na Esplanada. Desde o início do governo, oito ministros caíram, sendo sete por suspeitas de irregularidades. O último deles, Mário Negromonte (Cidades), teve a demissão anunciada nesta quinta-feira (2) pelo Palácio do Planalto. Leia mais
Sequência de demissões: oito ministros caíram na gestão petista
A cronologia da saída de ministros, iniciada em junho, revela que a petista não soube montar sua equipe do primeiro escalão que tomou posse em janeiro de 2011. Confira a sequência de demissões. Em junho, Antonio Palocci, ex-titular da Casa Civil e principal coordenador da campanha de Dilma, não soube explicar como multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010. Leia mais
Demora do governo em realizar concessão de aeroportos é inaceitável
Os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e Otavio Leite (RJ) consideram inaceitável a demora do Executivo em promover a privatização dos aeroportos. A ausência de planejamento do governo federal levou o Tribunal de Contas da União (TCU) a aprovar às pressas o edital que permite a concessão à iniciativa privada. Leia mais
Presidente perdeu oportunidade de defender direitos humanos em Cuba
Presa durante o regime militar brasileiro, a presidente Dilma perdeu oportunidade de colocar em prática a bandeira de defensora dos direitos humanos, propagada pelo PT. Essa é a avaliação do deputado Duarte Nogueira (SP). Em Cuba, a petista evitou comentar os abusos cometidos pelo governo de Havana e limitou-se a dizer que em todos os países do mundo existem violações. Leia mais
Perspectivas para balança comercial brasileira são cada vez mais sombrias
A balança comercial brasileira produziu o maior rombo para meses de janeiro em 39 anos. O mau resultado representa a outra face de uma moeda conhecida: o enfraquecimento da indústria nacional. “Diante de perspectivas sombrias, o governo federal voltou a acenar com medidas de incentivo aos exportadores. Mas não é de hoje que promessas desta natureza vêm sendo reiteradas”. Leia mais
Alfredo Kaefer comemora crescimento de exportações de carne de frango no Paraná
O deputado Alfredo Kaefer (PR) comemorou o crescimento de exportações de carne de frango no Paraná, que registraram patamar histórico no acumulado em 2011. As vendas somam US$ 2,04 bilhões, valor 20,86% acima do alcançado em 2010, segundo informações da secretaria de Comércio Exterior, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Leia mais
Direto do Twitter, com os deputados Sérgio Guerra (PE), Vanderlei Macris (SP) e Vaz de Lima (SP)
As matérias com boletim de rádio estão identificadas com