É chegada à hora de colocar em prática o que acreditamos valer à pena e, juntos, criar um grande movimento para que Porto Feliz vá além das promessas inatingíveis e das mentiras institucionais, para colocar em prática tudo aquilo que a sociedade conquistou e aprendeu nas últimas décadas, experimentando a convivência na diversidade, a invenção de novas maneiras de resolver problemas solidariamente, indo à luta à margem do Estado para defender direitos, agindo em rede, expandindo e agregando conhecimento sobre novas formas de produzir, gerar riquezas sem privilégios e sem destruição do incomparável patrimônio natural, nos braços deste povo que vai a luta sem perder o nosso maior patrimônio, que é nossa alegria de viver.
Chegou à hora de encarar as revoluções que Porto Feliz precisa fazer, para não correr o risco de andar em círculos, evitando com isso, a tentadora acomodação de se satisfazer com pouco e achar natural ter tudo pela metade. E a principal revolução, inadiável pelas injustiças em cadeia que sua falta provoca, é a da Educação de qualidade para todos. Prioridade das prioridades, não pode mais ser vista apenas como um grande programa. É a virada do país, e uma nação se constrói a partir das nossas casas, do nosso quintal, pois como já dizia nosso querido e saudoso Governador Montoro “(...) As pessoas não vivem na federação ou nos estados, as pessoas vivem nas cidades” é o jogo da vida no qual, temos que vencer pela persistência, pelo envolvimento de uma sociedade inteira, sob a liderança integralmente comprometida do POVO. Sem truques, sem desculpas e sem mais delongas.
E o que vemos hoje em nossa cidade? A câmara municipal ocupada por bonecos da situação, reiteradas vezes mostram sua incompetência e falta de compromisso, de alguns FANTOCHES com o povo. Apesar de estarmos há décadas, livre da Ditadura, os mesmos insistem em viver em regime fechado obedecendo ao seu "soberano", vetando quaisquer propostas da oposição, não se importando se isso pesará no nosso verdadeiro soberano que é o povo. Chegou à hora, daqueles que querem viver em uma cidade melhor e reinventar o seu futuro no século XXI, deixando para trás o século XX, com seus equívocos e trazendo dele as lições para mudar de patamar, com compromisso, cuidado e ousadia, técnica e coração, conhecimento e vontade, realismo e sonho e, sobretudo eficiência.
Conclamo a sociedade portofelicense para mobilizar sua criatividade, seu empreendedorismo, para se articular em seus segmentos, propor debates e apresentar propostas que se agreguem numa visão coletiva de cidade, para que dela possa emergir concreto, traçado e planejado o nosso sonho de uma cidade estável, próspera e ambientalmente responsável, livre e justa, segura e pacífica, solidária com todos os seus cidadãos e capaz de lhes garantir os direitos fundamentais. Esta é a Porto Feliz que queremos apresentar ao mundo. Esta é a Porto Feliz talhando para liderar os esforços globais na transição para uma economia sustentável e uma sociedade mais solidária. Convido a todos para se envolver agora, de um projeto de longo prazo, que necessariamente irá muito além do período de um governo. No entanto, este é um projeto que não pode ser adiado e precisa começar já. Temos a urgência das carências municipais, do tempo global, da necessidade de não deixar cair no vazio todas as conquistas já alcançadas.
Pois corre nas veias de nós portifelicenses, o sangue dos desbravadores de sertões, nossos fundadores bandeirantes que, jamais se intimidaram ou se entregaram diante dos infortúnios que a vida daquela época os imputavam. Erguiam suas cabeças e retomavam seu destino, portanto, devemos a eles, esses bravos homens, e a nossos filhos e netos, o que faremos com o futuro dessa terra que já foi grande, e tenho a mais absoluta convicção, voltará a conduzir, e não ser conduzida e vilipendiada.
“(...) E subjugando o olvido através das idades, violador dos sertões, plantador de cidades, dentro do coração da pátria viverás.” (Bilac)
Fernando Moreno Machado é formado em Sociologia e Política pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Secretáro-Geral do PSDB Porto Feliz-SP, Delegado Estadual e Nacional do PSDB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário