Por Fernando Moreno Machado
O pequeno dicionário do Aurélio define a palavra indignação como: “(Lat. Indignatione. Substantivo feminino. Sentimento de cólera despertado por ação indigna; ódio, raiva”. “Indignar-se – v. (latim, indignitate) Verbo transitivo direto e pronominal. Fazer sentir, ou sentir, indignação; revoltar-se.” (1)
Gostaria de saber, o que nosso pacato município de Porto Feliz tem haver com armamento nuclear? Minha indignação foi tamanha ao receber a notícia de que nosso digníssimo prefeito Claudio Maffei (PT), estaria bordejando pelas bandas da Espanha no continente europeu com o propósito de discutir a cerca do assunto. Qual seria o nosso interesse e mais, qual é a relevância para o nosso município? Um “aloprado” mais desinformado pode até vociferar: “Mas se a bomba atômica, atingir nossa cidade estaremos acabados.” Por supuesto que sí, todavia, será que não temos assuntos mais relevantes no momento que demandem o interesse do nosso prefeito. Ou ele tem conhecimento técnico que o torna indispensável em tal evento. Será ainda, que ele iria feliz e saltitante caso o evento se desse em Maranguape no Ceará? Creio que não.
O que levou Judas a decepcionar-se com Jesus e traí-lo, foi perceber que ele não era subversivo, ou seja, não iria libertar os Judeus do domínio romano e, o que o levou a vende-lo, foi sua índole. Enfim, já que Jesus não servia para ele, então, resolveu tirar proveito da situação e levar uma vantagem. O ato de Judas reflete a atitude de muitas pessoas que acabam envolvendo no mundo político. Primeiramente, constroem uma bandeira ideológica para envolver as pessoas e conquistar simpatia e ao inserir num grupo político procura tirar dividendos (vantagens) sobre ele, mas quando percebe que não consegue seus objetivos passa para outro grupo, assume outra ideologia e acaba traindo aqueles que os lançaram politicamente.
Isto é muito comum de se ver, por exemplo, políticos que surgiram de dentro das igrejas, usaram-se delas, da boa fé dos cristãos sejam eles evangélicos ou católicos e após atingirem seus objetivos eleitorais, políticos, se aliam com grupos que são favoráveis à todas ideologias de morte como por, exemplo, o aborto, eutanásia. São favoráveis as políticas a favor da legalização das drogas, das destruições das famílias e tantas outras bandeiras que não tem nada haver com a sua origem na política. São verdadeiros Judas que vivem a trair a boa fé das pessoas.
Por isto que o eleitor precisa ser consciente, precisa estar atento com aqueles que ele os elege. Infelizmente, para muitos políticos, o poder está acima da ideologia, está acima das pessoas e ai, se transparece também a índole do político. Certamente, a colocação que farei pode ser utópica, fantasiosa e até mesmo ingênua, mas um verdadeiro político é aquele que não segue uma pessoa, mas sim tem dentro de si o interesse coletivo. É aquele que seu desejo de entrar na política é para servir e não ser servido. É aquele que vê a sociedade como um todo e não como um grupo de amigos (companheiros). É aquele que em qualquer circunstância defende sua fé, mantém os valores humanos, éticos e espirituais acima de suas ambições. É aquele que fala a mesma coisa tanto nos bastidores quanto ao público.
Uma seleção natural de bons políticos deve partir de uma sociedade melhor, mais ética. Onde se convive a pluralidade de ideologias, mas que certos valores e princípios éticos e morais sejam a maioria da sociedade, para que isto se reflita na qualidade dos políticos. Para que isto se reflita nas que Leis que se pretende criar para a sociedade. Está na hora de NOS UNIRMOS, de nos indignarmos contra esta lama negra, chamada corrupção política! Nas próximas eleições, vamos dar o “troco”, vamos BANIR estes parasitas, verdadeiros “chupins” da nossa cidade. Uma hora a casa cai, como diz o dito popular, e já começou a ruir no mundo inteiro! Por aqui não é diferente, a grande ARMA, sem dúvida alguma, são as Redes Sociais, tipo, Facebook, Twitter, e outras. A internet, quando usada para o BEM COMUM, é uma grande ferramenta de defesa dos interesses da sociedade como um todo.
Fernando Moreno Machado é formado em Sociologia e Política pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Secretário-Geral do PSDB de Porto Feliz-SP, Delegado Estadual e Nacional do PSDB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário