Por Fernando Moreno Machado |
A decomposição da moralidade na política brasileira tem afastado os jovens da atividade partidária. Basta assistir ao noticiário na TV, ler os jornais ou abrir um site de noticia na internet, para logo, ser bombardeado com escândalo de corrupção, desvio de conduta, favorecimento, nepotismo, enriquecimento ilícito e outros tipos de crime contra o erário.
O que mais nos entristece é saber que essa prática criminosa está virando banal. Um terço dos nossos representantes no Congresso Nacional, respondem na justiça a algum tipo de crime. Falta um partido com visão socialista, despido de qualquer preconceito contra o capital, que lute por impostos mais justos, por menos burrocracia e que esteja comprometido com os valores moarais e éticos.
A conduta abominável de vários políticos e de servidores públicos; a morosidade e falta de retidão de alguns membros da justiça; veículos de informações que recebem favorecimentos financeiros; pessoas que se colocam como laranjas e empresários que participam de esquemas. A participação da juventude será fundamental para combater esse mal que assola nossa política.
Essa tem sido uma realidade em todo Brasil, em nossa cidade, Porto Feliz também não é diferente. Apesar da previsão orçamentária ser por volta dos 120 MILHÕES de reais, mesmo com esse montante de dinheiro, a cidade não tem se quer um tratamento de esgoto que seja aceitável, onde os resíduos são atirados in natura no rio Tiete. Um estelionato é cometido ao se cobrar 100% do esgoto tratado, que além de tudo contamina o meio ambiente.
A cidade também não conta com uma rede de ensino adequada, na educação faltam investimentos de capacitação e salário justo para os professores, e as estruturas das escolas são precárias, na saúde falta médico, remédio e um simples exame, pode levar meses para conseguir resultado, apesar do interventor da Santa Casa levar R$ 12.000,00 (doze mil reais) por mês.
Os vereadores em sua maioria de situação, que deveriam fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público vivem em perfeita conivência com o executivo, para eles, é mais cômodo, defenderem os empregos de seus familiares e apadrinhados.
Portanto, é importante ressaltar a participação ativa dos jovens na política e nas decisões das localidades em que vivem. É preciso também, ter a consciência de que sua responsabilidade com o presente será importante para ter um futuro em que ele possa viver em igualdades de oportunidades.
Fernando Moreno Machado é formado em Sociologia e Política pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Secretário-Geral do PSDB de Porto Feliz-SP, Delegado Estadual e Nacional do PSDB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário