IMPOSTÔMETRO

sábado, 15 de outubro de 2011

PT – O partido dos burocratas gordos

Abro espaço neste blog para um artigo escrito pelo meu amigo e companheiro Fabio Lepique, segue o artigo na íntegra:


Na sexta-feira passada, na seção Tiroteio, da coluna Painel da Folha de São Paulo, foi publicada uma frase minha sobre nosso processo de prévias, que ensejou uma resposta (até que bem humorada) do vereador petista Chico Macena, no domingo. Vejam as notas, que logo em seguida comento:
Painel – 07/10/11 – “Democracia é isso: enquanto Alckmin estimula as prévias com todos os filiados locais do PSDB, Lula faz o PT engolir seu candidato pasteurizado.” – De Fabio Lepique, assessor especial do governador, sobre processos de escolha dos candidatos tucano e petista à prefeitura paulistana.
Painel – 09/10/11 – “Prévias no PSDB são feitas em restaurantes de luxo, regadas a vinho importado e só com caciques. No PT, até Lula disputou uma para se candidatar à Presidência.” – Do vereador Chico Macena, em resposta a Fabio Lepique, assessor especial de Geraldo Alckmin, que criticou a mão pesada de Lula na definição do candidato petista à prefeitura paulistana.


Chumbo trocado não dói
Bem, a referência que o Chico Macena faz sobre restaurante de luxo, se não me engano, é de uma reportagem cuja foto mostrava alguns tucanos tomando vinho, numa reunião sobre nosso candidato a presidência, em 2006. Foto, aliás, que Geraldo Alckmin não estava.
Por coincidência, ontem, no lançamento da pré-candidatura do Zé Aníbal, nosso presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, também falou sobre um PSDB “que não toma mais decisões em mesa de restaurantes com vinhos caros”. Depois de sua fala, até brinquei com ele e perguntei se poderia continuar tomando meu vinhozinho, afinal também sou filho de Deus e etc…
Como se vê, certos esteriótipos não acabam de maneira tão fácil. Da mesma forma que existe o esforço do PT em nos impôr o preconceito de elitistas, há uma reiterada cantilena em dizer que o PT é a “base”, o “povo”, o ”chão da fábrica” e outras mentirinhas e mentironas.
Qualquer um que conhece minimamente o processo político de hoje sabe bem o que é o PT: uma burocracia gorda, rica, e comprometida apenas com tudo aquilo que os permite a locupletação partidária com as tetas do governo. Dizer que o PT hoje está comprometido com consulta à base partidária soa tão falso quanto o Lula com um livro na mão.
É notório que, sobretudo nesse processo, o PSDB e o PT caminham mesmo em direções opostas. Enquando que a liderança de Geraldo Alckmin nos incentiva a radicalizar a democracia com consulta ampla, o Guia dos Burocratas Gordos tenta impor uma derrota humilhante à base do PT, numa movimentação política com as práticas duvidosas jamais vistas na história desse país.
O Lula transformou o PT paulista numa extensão triste de seu ex-governo. Voltaremos ao assunto.

Mais do Lepique em seu Blog: http://www.blogdolepique.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário