IMPOSTÔMETRO

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A MENTIRA COMO “COMPANHEIRA¹³”


Por Fernando Moreno Machado

O vereador Urias continua em seu blog, manipulando as notícias e faltando com a verdade. Prática não condizente ao cargo para o qual foi eleito, mas que, para os que conhecem o PT, seu partido, não surpreende.

Pois é Urias, em uma das sessões na Câmara dos Vereadores de Porto Feliz num passado recente e no seu blog, você disse (com seu português sofrível) que São Paulo não é o Estado mais rico do Brasil, mas gostaria de fazer algumas ressalvas; vamos aos números:

1) 39% de tudo o que esse País produz, vem de São Paulo!

2) 42% da arrecadação do governo federal em impostos, saem de São Paulo!

3) 30% de todas as pesquisas realizadas no País, saem de São Paulo!

4) 10 das 10 melhores rodovias do País estão em São Paulo!

5) Das três Universidades Estaduais,(USP,UNICAMP e UNESP) uma está entre as 200 melhores do mundo, a USP!

6) O maior mercado consumidor do País é a cidade de São Paulo! O segundo é o INTERIOR de São Paulo!

7) De cada 10 feiras internacionais realizadas no País, 8 são feitas no Estado de São Paulo!

Pois é, vereador...

Pode voltar a subir no tijolo, e continuar seu discurso, a democracia que nós lutamos para ter de volta no Brasil lhe dá esse direito, você é livre aqui, diferentemente daqueles que você tanto defende, em Cuba ou na Venezuela.

Você faz discursos. Nós TUCANOS trabalhamos e mostramos fatos!

Não é culpa do PSDB nenhum, veja como somos usurpados pelo Governo Federal:

Somente no ano de 2010, Brasília (ou o sistema arrecadatório centralista brasileiro) usurpou mais de 200 Bilhões de reais dos contribuintes somente no Estado de São Paulo. Em 2010 São Paulo foi responsável por gerar mais de 41% da arrecadação Tributária Federal (IR Física e Jurídica, IPI, CIDE, Cofins, PIS, CSLL, Impostos sobre Importação e Exportação, etc), um total de mais de 204 bilhões de reais.

Já como participante do FPE - Fundo de Participação dos Estados, São Paulo recebeu através do redistributivismo federal apenas R$ 362 milhões, valor este equivalente a 1% do total distribuído pelo Fundo e que também representa apenas 0,17% do total das receitas geradas 'voltando' para o Estado.

Tá vendo, o problema é a retenção de verbas do (DES)governo Federal!

É vital que se reverta o sistema de arrecadação e partilha de impostos. Ao invés do atual sistema, em que municípios e estados arrecadam os impostos, enviando os mesmos ao Grande Bolo da União, que depois decide e repassa conforme julgamento próprio. Devemos modificar para um sistema que seja mais descentralizado, em que os Estados federados (União Federativa do Brasil) tenham efetivamente AUTONOMIA sobre os impostos recolhidos EM SEU território.

É importante AO MENOS 70% do que for arrecadado com impostos municipais e estaduais permaneça no município e estado de origem, e não mais do que 30% sirva para um fundo comum para auxílio das regiões menos favorecidas.

Portanto, vereador, acredito que você está meio desinformado e/ou alienado. QUANDO SÃO PAULO FOR TRATADO DE FORMA IGUALITÁRIA, SEU DISCURSO TERÁ ALGUM SENTIDO (ou não) COMO SEMPRE.

APRENDEU? É necessário distribuir a renda dentro do estado, para que ele se desenvolva, e aproveito a oportunidade para pedir para a presidente não copiar a megalomania dos petistas, como por exemplo, em seu discurso na última viagem de turismo com o dinheiro dos brasileiros para conhecer a terra de seu pai, na Europa.

O governo brasileiro não consegue se ajudar e vai ajudar a Europa? Afirma não possuir recursos para a Saúde Pública que é e está um verdadeiro caos, apesar de sustentar uma das mais pesadas cargas tributárias do mundo e vai tirar a Europa da crise? Não possui recursos para eliminar os incríveis gargalos de infraestrutura que nos colocam próximos de um apagão logístico e em classificação vergonhosa no ranking dos países pesquisados e vamos ajudar a Europa? Menos presidente Dilma, é bom respeitar os europeus e sobretudo os brasileiros que a elegeram e nós, mais de 44% que votamos na oposição e estamos de olho. E para finalizar vereador, segue mais um exemplo de como nós TUCANOS governamos. Aqui, o resultado de políticas públicas sérias e com gestão responsável e eficiente, com competencia, trabalho e sem o “bla bla bla” petralha:

Redução do índice de homicídios em São Paulo surpreende até a ONU.

A redução do índice de homicídios em São Paulo, apontado pelo Estudo Global de Homicídios 2011, surpreendeu o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), responsável pelo relatório que foi divulgado no último dia 6. Ao contrário da tendência apontada pelo estudo de que, quanto maior a cidade, maiores os riscos de ocorrência de crimes violentos, a cidade mais populosa do Brasil vem conseguindo diminuir o número de homicídios em relação à população.

De acordo com o relatório, em São Paulo os assassinatos caíram, por grupo de cem mil habitantes, de 20,8 em 2004 para 10,8 em 2009. A queda mais acentuada foi registrada entre 2004 e 2005 (de 4 pontos, chegando a 16,8). "A diminuição dramática dos homicídios cometidos em São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, mostra que muito pode ser feito por meio de medidas preventivas e repressivas, focando fatores de risco específicos”, concluiu o estudo.

O Unodc considera que “a experiência recente de São Paulo demonstra que há grandes possibilidades para a prevenção de crimes violentos e a redução no meio urbano”. Entre as medidas apontadas, o estudo cita “a adoção de novos métodos de policiamento” sem, no entanto, apresentar detalhes.

Parte do sucesso da redução da violência é creditada às políticas públicas. “Em 2003, uma legislação de controles mais rígidos sobre armas de fogo foi aprovada, em meio a campanhas de desarmamento. Em nível nacional, essas medidas, provavelmente, contribuíram para uma pequena queda das taxas de homicídios após 2004”, diz o relatório.

Em algumas cidades os homicídios tendem a ocorrer em maior intensidade nos bairros mais pobres. "O impacto da desigualdade social e da pobreza podem ter origem em alguns sinais físicos e sociais de degradação, como uso de drogas e prostituição”, indica o relatório. Esses fatores, (acrescenta o documento) podem também resultar em aumento do risco de homicídios.
Fernando Moreno Machado é formado em Sociologia e Política pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Secretário-Geral do PSDB de Porto Feliz-SP, Delegado Estadual e Nacional do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário